julho 2011 - GCM Itabirito

Recentes

Post Top Ad

26 de jul. de 2011

Guardas Municipais se acorrentam nas escadarias da Prefeitura de Belo Horizonte

23:21 0

Mais uma arbitrariedade cometida pelo Comando Policial Militar da Guarda Municipal de Belo Horizonte, onde os servidores, todos civis, não tem direito à livre manifestação de pensamento, nem à defesa de direitos e melhores condições de trabalho.

Depois da exoneração do GM Anderson Acássio de Oliveira e do GM Renato Rodrigues da Conceição, a vítima da vez foi o GM Wellington José Nunes Cezário, respectivamente, fundador e ex-presidente, vice-presidente e atual presidente da Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM RMBH.

Os três, contando com o apoio do SINDGUARDAS-MG, da Nova Central Sindical dos Trabalhaores de Minas Gerais - NCST-MG, do SINDPOL-MG e de lideranças da Sociedade Civil e dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, entre eles o Centro pela Mobilização Nacional, iniciaram um protesto, se acorretando na entrada principal da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso, diante do Parque Municipal.

Por volta das 21:00h, duas viaturas da 4 Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar compareceram ao local da manifestação, que se transformaram em quatro, na tentativa de impedir a denúncia pública pacífica dos ex-servidores municipais. Enquanto aproximadamente quinze policiais militares se aglomeravam diante dos guardas acorrentados, um grupo de pessoas era assaltado na Rua da Bahia, quase esquina com a Avenida Afonso Pena - a menos de 100 metros da aglomeração de policiais militares. Os bandidos fugiram, levando dois celulares das vítimas. Uma guarnição saiu na captura dos assaltantes, sem sucesso.

Durante a madrugada, nova aglomeração de policiais militares, em quatro viaturas, com suas luzes ligadas. Desta vez, um oficial superior do 41º Batalhão de Policia Militar, que fica no bairro do Barreiro, bem longe do centro da cidade, alem de uma tenente do COPOM. Desta vez, os policiais militares lavraram um boletim de ocorrencia.

Para garantir o direito dos guardas de se manifestarem, publica e pacificamente, um dos advogados da ASGUM, Dr. Gustavo, pernoitou nas escadarias da entrada principal da Prefeitura, ao lado de seus clientes.

Pela manhã, muitos transeuntes se solidariazaram com a situação dos guardas acorrentados, mas ao cair da tarde, sob as ordens do Comandante do Policiamento da Capital, Coronel PM Azevedo, os guardas manifestantes, além do Presidente do Sindguardas-MG, Pedro Ivo Bueno, foram retirados à força das escadarias da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, e conduzidos, no "camburão" de uma viatura policial militar, à Delegacia Seccional Centro, na Rua Conselheiro Rocha.

Convocamos os Guardas Municipais de Belo Horizonte, de Minas Gerais, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais, para que cessem as perseguições e esta situação seja revertida e os empregos desses bravos lhes sejam devolvidos.
Leia mais

15 de jul. de 2011

Guardas Municipais de Itabirito sem apoio

12:54 0
Há três viaturas para entidade e segundo informações, as três estão em condições precárias de bancos estragados a viatura que apaga repentinamente, colocando em risco vida dos agentes. “Todo dia tem que colocar óleo nas viaturas. Tem tanque de combustível vazando em uma viatura e outra esta sem freio. Os veículos vão para arrumar, e, eles alegam que não tem peça. Tem viatura precisando dar baixar, isso para não dizer as três. Tudo é licitar e nunca sai do papel, nem sei se vai para o papel.” Declara o agente. Motos estão paradas por falta de peças.
Quanto à infraestrutura física da sede onde os agentes ficam. Disseram que estão em condições precárias, e quando é preciso arrumar um banheiro é “a maior dificuldade” relata o agente. Falta rádio de comunicação e acessórios como lanternas.
Outro fato, também apontado é a falta de fardamento. “Nós estamos correndo atrás de fardamento e ninguém nos dá retorno. Na verdade bom para este governo é quem obedecem eles. Foi só o Rocha (ex-secretario de Segurança e Trânsito) começar a brigar que eles o demitiram.” Falou o agente que completou ainda que o atual comandante da Guarda, Albuquerque não faz nada pelos agentes. Segundo informações o mesmo deve deixar o comando no mês de agosto. Mas, considera pior a perseguição em que vivem depois que segundo o agente, os integrantes da Guarda Pataro e Gabiais fizeram “fofocas” apontando alguns agentes como “amarelos” (pertencentes a outro grupo político).  “Eles começaram a nos perseguir, porque os denunciamos para o secretário na época, que levou para a secretaria de Administração. Durante a campanha eleitoral em 2009, eles ficaram um mês sem trabalhar, para fazer campanha para este governo. E, depois preencheram o cartão de ponto com hora extra, como estivessem trabalhados. Nem o período probatório deles na época havia terminado. Isso é injusto e desde então só perseguição. As viaturas que foram para Policia Militar seriam para nós.” Finaliza o agente.
Entramos em contato com a secretaria de Administração, que assumiu a responsabilidade da Guarda Municipal desde a demissão do secretario de Segurança e Trânsito. E recebemos a seguinte resposta:
A Secretaria de Administração esclarece que: 
1 - Sempre esteve e está de portas abertas para receber os funcionários que sentirem a necessidade de qualquer reclamação ou sugestão para a melhoria de nossa gestão;
2 – Não posso responder por situações hipotéticas, em que apenas se fala que conversaram com ex-secretário de Segurança;
3 – Quanto aos veículos utilizados pela Guarda, esclareço que estão no planejamento de manutenção. Já à aquisição de novos veículos, a Administração segue os princípios do Prefeito Manoel da Mota de anunciar o que está realizado;
4 – Por fim, fico mais triste ainda ao saber que, na época do pleito eleitoral de 2009, a administração anterior não tomou as devidas providencias em relação a funcionários que, supostamente, deixaram o serviço para fazer campanha, pois assumimos em dezembro de 2009. 

A Prefeitura de Itabirito continua de portas abertas.  
Valmir Pedrosa do Carmo
Secretário Municipal de Administração


FONTE: BM NOTÍCIAS

Divulgue nossas notícias em seu


 
Leia mais

Post Top Ad