Jovens e Guarda Municipal de Itabirito-MG se unem contra a violência escolar - GCM Itabirito

Recentes

Post Top Ad

10 de nov de 2010

Jovens e Guarda Municipal de Itabirito-MG se unem contra a violência escolar

30/10/10

Educação e violência são duas coisas que não combinam. A fim de evitar e inibir o vínculo entre esses dois contextos, a Guarda Municipal de Itabirito, com o apoio da Prefeitura, lançou o Projeto Jovens Construindo a Cidadania. A ação está sendo implantada na Escola Estadual Intendente Câmara e tem o objetivo de prevenir a violência escolar. “Escolhemos o Intendente para iniciarmos o projeto, porque atende à população socialmente vulnerável, que precisa de uma aproximação com a sociedade e o poder público”, explicou Denilson Braga, o Rocha, secretário de Segurança e Trânsito.

A ação, baseada em um modelo adotado nos Estados Unidos, prevê a formação de um grupo de jovens alunos, que desenvolverão ações para diagnosticar e solucionar problemas que acontecem dentro da escola. “Além de diminuir a criminalidade e o uso do álcool e drogas ilícitas, pretendemos resgatar os valores de cidadania e trazê-los para o âmbito escolar”, afirmou Alex Wemerson Alves, guarda municipal, na apresentação do projeto aos professores e diretores da escola, no dia 30.


De acordo com Alex, os próprios alunos desenvolverão o projeto e a Guarda Municipal será responsável pela orientação e coordenação das atividades. “É um projeto dos jovens para os jovens. Vamos capacitá-los para que eles mesmos resolvam seus problemas dentro da escola”, ressalta o guarda. Para a diretora da escola, Atalídia Pinheiro Neves, o projeto veio em boa hora. “Esperamos atingir todos os objetivos. Tudo que vem para enriquecer a educação é sempre muito bem-vindo”, comemora.


Durante a apresentação, foi exibido um video explicativo sobre as etapas de implantação do programa para mais de 50 pessoas da escola (Foto Marina Leão)


Para o guarda municipal, Alex Wemerson, a iniciativa aproxima a família, a escola, a comunidade e o poder público (Foto Marina Leão)


Secretário de Segurança e Trânsito, Denilson Braga, explicou a escolha da escola Intendente Câmara como piloto do projeto (Foto Marina Leão)

Fonte:jornal VOZ ATIVA
Postar um comentário

Post Top Ad