ASGUMI - PROJETOS SOCIAIS EM ANDAMENTO - GCM Itabirito

Recentes

Post Top Ad

1 de jun. de 2011

ASGUMI - PROJETOS SOCIAIS EM ANDAMENTO

Projetos da ASGUMI

Objetivos

- trabalhar a cultura da paz, e prevenção da criminalidade através das escolas, associações, ONGs e órgãos publico;
- capacitar os associados e voluntários para que possam disseminar a cultura da paz e prevenção da criminalidade na comunidade onde vive;
- Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio das escolas e do ambiente social e familiar;
- tornar os ensinamentos para não-violência disseminados na escola, no meio social e no lar;
- informar aos profissionais, alunos e pais das escolas para trabalharem os valores da não-violência junto às crianças e jovens;
- informar para que crianças, adolescentes e jovens sejam formadores de uma cultura e processo de paz na sociedade;
- disseminar as informações nas comunidades do município, visando à prevenção da paz, e da criminalidade;
- acatar sugestões, informações que visem adequar as comunidades nos projetos a serem trabalhados.

Público-alvo

Reconhecendo que as escolas, associações, ONGs e determinados órgãos públicos, são entidades ou instituições para disseminação e fomento da cultura da paz e prevenção da criminalidade, as informações e esforços serão concentrados em prol dos cidadãos que dependem das informações e auxilio, que poderiam ser desenvolvidos pelo estado, e assim, visa compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da pratica pacifica diária.

Metodológia

- Investir na melhoria da relação professor-aluno;
- Complementar os ensinamentos e informações relacionadas a praticas educativas, buscando métodos conforme o ambiente de aprendizado E INFORMAÇÃO;
- Priorizar a informação da cultura da paz, e prevenção da criminalidade;
- Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte de alunos e cidadãos em situação de risco, afim que sejam exemplo para sociedade.

Avaliações dos resultados

- Através das avaliações de desempenho dos projetos por meios de experiências, relatos, gráficos, solicitações de aplicação dos projetos, efetivos de pessoas ou entidades que se juntam em apoio aos projetos.
- desempenho dos aplicadores dos programas desenvolvidos nos projetos, através de capacitação, graduação e pós-graduação.
- Submeter ao crivo de órgãos e entidades que avaliem estes projetos em prol do bem publico.

TEMÁTICAS DOS PROJETOS
Bullying na Escola                  
        Através de pesquisa e entrevista dos profissionais de educação e pais, aplicar palestras direcionadas ao bullying, conforme faixa etária e atos praticados no ambiente escolar.

Cinema na comunidade             
        Por meio de leitura cinematográfica, assistir e debater temas relacionados à educação, violência e relações humanas, conforme pré-seleção dos temas dos filmes a serem exibidos.

Doenças ocupacionais                           
        Por meio de palestras, vídeos e exemplos informar aos profissionais e trabalhadores dos setores privados e públicos o que doença ocupacional, sendo um fator agravante no ambiente de trabalho que pode trazer diversos transtornos psicológicos, que influenciam na convivência familiar e social, sendo que a doença ocupacional e diretamente relacionada à atividade desempenhada pelo profissional ou trabalhador ou ás condições de trabalhos às quais ele esta submetido.

Drogas na juventude     
        Através de informações por meio de palestras, cartilhas e vídeos, que visam informar ao jovem sobre os malefícios das drogas licitas e ilícitas, e os problemas sociais que geram na sociedade, disseminando a cultura da informação para prevenção do vicio.

Ensinamentos básicos das Leis Brasileiras         
        Com linguagem simples e direta visando informa e ensinar noções básicas das leis existentes no Brasil, abrangendo Constituição Federal, Código Penal, Código de Transito Brasileiro, Estatuto da Criança e adolescente, exemplificando assim os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros, e das penalidades para crimes e atos infracionais.

Paz na Escola                       
        Com metodologia e orientação aos alunos por meio de palestras, orientação e coletando sugestões e reclamações dos próprios no inerente ao seu ambiente escolar e familiar, aplicar técnicas orientacionais que visem à cultura da paz e não violência. Este projeto também visa capacitar alunos para a disseminação da cultura da paz nas escolas.

 Transito para adolescentes                 
        No sentido de informar e educar jovens, através de palestras, vídeos, cartilhas e folders, no referente ao trânsito e suas consequências, por não obediências das sinalizações e demais normas do transito.

Transito para crianças             
        Com aplicação de métodos simples objetivos que visem orientar a criança, para noções básicas de regras de trânsito, e este possa disseminar aos seus colegas e familiares a educação para o trânsito. Aplicar se a estas orientações slides, brincadeiras e passeios e locais apropriados.

Uso do Cerol              
         Orientações quantos ao uso do cerol, por meio de slides, cartilhas e informações das penalidades em lei, visando informar os locais impróprios, perigosos para pratica de soltar pipas, e também os locais adequados.



Nenhum comentário:

Post Top Ad